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PRESERVAR OS SABORES E O PATRIMÓNIO GENÉTICO DA REGIÃO



PRESERVAR OS SABORES E O PATRIMÓNIO GENÉTICO DA REGIÃO

Prémio Ilídio Pinho – Secundário 2018


Contagem de sementes

Preservação das sementes
A Turma 12ºA, na disciplina de Biologia, está a desenvolver o projecto “Leguminosas-recuperação de sabores e preservação do património genético”. Este projecto, promovido pelo grupo de Ciências Naturais da Escola Básica e Secundária de Arcozelo, sob orientação dos docentes António Rocha e Gonçalo Faria, mereceu o apoio da Fundação Ilídio Pinho e pretende a recuperação de espécies de leguminosas típicas da região, através da recolha, pelos alunos, de sementes, para posterior conservação, inventariação, tratamento e teste de viabilidade, de forma a preservar o património genético característico do Concelho.

Inventariação de sementes
A exploração desenfreada de espécies que permitem uma maior produção e maior resistência a pragas, contribui muitas vezes para o desaparecimento das espécies mais antigas e que caracterizam uma dada região. A escola tem um papel importante na sensibilização ambiental e na valorização do património natural. Neste sentido, surgiu a ideia de desenvolver um projeto de valorização do património genético da região, nomeadamente relativo a espécies de leguminosas, promovendo uma consciência cívica da importância da preservação de “espécies antigas”. Paralelamente, este projecto irá também contribuir para a diversificação das estratégias de ensino ao nível de várias disciplinas o que será relevante para aumentar a motivação dos alunos pela escola, através de atividades práticas, em particular na área do Ambiente, da Ciência e da Tecnologia, capazes de atrair o interesse dos jovens, em que os alunos são os principais intervenientes em todo o processo.

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Inventariação de sementes

Inventariação de sementes Após a recolha das sementes trazidas por alunos de diferentes anos de escolaridade, demos início à contagem de sementes e de seguida armazenamos em envelopes catalogados. Paralelamente fomos registando toda a informação: nome do aluno, ano de colheita, local de cultivo, nome da semente, variedade, e origem. Contudo esta tabela não está terminada, uma vez que mais tarde faremos testes de viabilidade e registar esses resultados. Os envelopes que estão a ser testados encontram-se identificados a amarelo. Os testes de viabilidade consistem em verificar a probabilidade de sementes que germinam, ou seja, que são viáveis. Para a realização destes testes é necessário que a semente se encontre constantemente em ambiente húmido e em obscuridade, só assim a semente terá condições para germinar. Iremos registar na tabela o dia em que começamos o teste, de seguida o dia em que observamos o início da germinação e por fim o cálculo de sementes viáveis. Iden
Início dos testes de viabilidade Demos início aos testes de viabilidade das sementes. A partir destes pretendemos apurar a percentagem de sementes que germinam quando plantadas.  Os testes de viabilidade consistem em dar colocar as sementes num ambiente que cumpra duas condições: obscuridade e humidade. É importante anotar o dia em que começamos este processo, para nós é dia 24/05.  Mais tarde, quando as sementes começarem a brotar devemos apontar o respetivo dia e contar o número de sementes germinadas.  Para calcular a percentagem de  sementes que germinam basta fazer o quociente entre o número de sementes que brotaram e o número total de sementes que foram testadas e, por último, multiplicar por 100.